destaquePolítica

Amaral destaca importância da Codevasf para Nordeste

Em discurso

Em discurso na tribuna do Senado, na tarde desta terça-feira (16), o senador André Amaral (PB) homenageou os 50 anos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O parlamentar disse que a empresa tem exercido papel vital para o desenvolvimento do Brasil, especialmente para o Nordeste. “A Codevasf tem um relevante serviço prestado à República, principalmente no Nordeste, porque tem levado infraestrutura básica e dignidade ao povo, em especial à Paraíba”, afirmou o parlamentar.

Responsável pela operação da infraestrutura do Projeto São Francisco, a Codevasf tem a função de garantir a operacionalização e manutenção dos processos, com a prestação do serviço de adução e entrega de água bruta aos estados beneficiados. “A companhia é a grande protagonista da missão de afastar e erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades regionais ainda existentes no Brasil, principalmente no que diz respeito ao marco do saneamento”, frisou André Amaral.

O senador lembrou que recentemente se reuniu com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e pediu a volta urgente da Operação Carro-Pipa em 44 municípios paraibanos. A operação trata- se de uma ação emergencial do governo federal para levar água potável a comunidades preferencialmente rurais do semiárido afetadas por seca ou estiagem. “A água é um bem essencial e sua interrupção na Paraíba foi injustificavelmente suspensa. Mas o ministro atendeu de maneira pontual nosso pedido”, afirmou.

A Codevasf está presente em 2.688 municípios em 16 estados brasileiros, cobrindo 37% do território nacional. Na Paraíba, está a 13ª Superintendência Regional da empresa, instalada em João Pessoa. “A Codevasf desenvolve importantes projetos na área de irrigação, do saneamento básico e da tão importante recuperação ambiental”, ressaltou André Amaral. “Levar água para o semiárido permite o desenvolvimento de atividades agropecuária, industriais, gerando emprego e renda para as regiões”, frisou o parlamentar.

Ataque a Trump

O senador também criticou o ataque contra o candidato do Partido Republicano à Casa Branca, Donald Trump, nesse sábado (13). André Amaral chamou a ação criminosa como um “ataque contra a democracia”. “Nada atinge mais a democracia do que a arma de fogo para dirimir diferenças, atentando contra o estado democrático de direito, ferindo princípios da civilidade”, disse Amaral.

Trump discursava na Pensilvânia quando foi atingido por um tiro de raspão na orelha. O FBI (Federal Bureau of Investigation) identificou Thomas Matthew Crooks como o “sujeito envolvido” no ataque, que acabou morto. “A democracia está abatida, de luto. É um retrocesso. A atividade política nada mais é do que alcançar a felicidade dos cidadãos. Para isso, as leis precisam ser justas e obedecidas. Fica aqui meu apelo para que a democracia nunca se renda à violência”, finalizou o senador pela Paraíba.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo