A primeira medalha do Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024 é de prata. O judoca paulista Willian Lima foi valente, mas não resistiu ao japonês Hifumi Abe na final da categoria até 66kg, neste domingo. O agora bicampeão olímpico Abe venceu por ippon, resultado da soma de dois waza-ari, e o brasileiro terminou com uma medalha de prata em sua primeira participação nos Jogos.
Atualizada
A primeira medalha do Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024 vem da modalidade que mais garantiu medalhas ao país na história dos Jogos: o judô. O paulista Willian Lima se classificou à final da categoria até 66kg na manhã deste domingo, ao vencer o cazaque Gusman Kyrgyzbayev por ippon no Golden Score, e assegurou pelo menos a medalha de prata. Seu adversário na disputa da medalha de ouro será o japonês Hifumi Abe, que bateu o moldavo Vieru Denis, primeiro do ranking, na outra semifinal.
Minutos depois, foi a vez de Larissa Pimenta garantir presença na disputa da medalha de bronze na categoria até 52kg, ao vencer a alemã Mascha Ballhaus na repescagem, também por ippon.
Willian foi agressivo desde o início. Ele buscou as primeiras entradas de queda, enquanto Kyrgyzbayev era cauteloso e focava em se defender. Com um minuto de combate, o cazaque foi punido com um shido. O brasileiro seguiu imprimindo ritmo forte e Kyrgyzbayev recebeu mais um shido. Mesmo assim, Lima seguia mais ofensivo, mesmo sem emplacar nenhuma entrada certeira.
G1