Talvez, para a grande mídia esportiva o Botafogo da Paraíba se transformou na grande surpresa da fase classificatória da Série D do Campeonato Brasileiro. “Campeão moral”, se é que existe o termo, poderia ter sido outro clube dos grandes centros do país.
Mais o Belo brilhou e não tomou conhecimento dos adversários. Nem mesmo da Ferroviária-SP. Até então líder, sem perder um jogo sequer. Esbarrou apenas no Botafogo, que derrubou o único invicto de todo certame nacional com a vitória de ontem por 2 a 0.
Uma única observação a ser feita nesta estupenda participação dos botafoguenses: a torcida. Sim, os torcedores tão exigentes compareceram muito pouco para prestigiar o time, principalmente no jogo deste sábado (24/8), o que definiu os mais bem colocados.
O Botafogo está com o pé na Série B do próximo ano. Basta repetir as boas atuações da primeira fase, quando sofreu apenas uma derrota. Os grupos B e C ficar definidos assim: Botafogo, São Bernardo-SP, Volta Redonda_RJ e Remo (PA); Athletic-MG, Ferroviária-SP, Ypiranga-RS e Londrina-PR, respectivamente. Ou seja, oito equipes, quatro para cada lado.
Se a responsabilidade do time botafoguense aumentou a partir de agora, mais ainda dos torcedores que ignoraram o brilho do tricolor da estrela solitária. Que a campanha do Belo sirva de motivação é que os torcedores compareçam nos jogos finais do Campeonato Brasileiro, ainda Série C.