O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), foi reeleito neste domingo, 27, no pleito mais visceral, mais disputado e conflagrado da história da capital paulista. Com 90,11% das urnas apuradas, Nunes tem 59,57% dos votos válidos contra 40,43% de Guilherme Boulos (PSOL).
A eleição de Nunes significa também uma vitória do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e uma derrota retumbante do presidente Lula. O petista apostou todas as suas fichas na candidatura de Boulos e contrariou até mesmo algumas alas do partido na capital paulista, que endossaram outros nomes como de Jilmar Tatto, secretário nacional de Comunicação do PT, e da deputada federal Tabata Amaral (PSB), que ficou em quarto na disputa pelo Palácio do Anhangabaú.
Nem mesmo a máquina partidária do PT ajudou a alavancar a candidatura de Boulos. Antes mesmo da campanha, ainda durante a pré-campanha, Lula foi condenado por ter cometido crime eleitoral ao pedir voto antecipadamente para Boulos durante um evento de 1º de maio. Lula foi multado em 20 mil reais em junho pelo juiz Paulo Eduardo de Almeida Sorci.
Fonte: O Antagonista – Foto: Reprodução