O ano já era histórico depois da conquista da Libertadores. Agora, se transformou em uma raridade no futebol. Neste domingo, o Botafogo venceu por 2 a 1 o São Paulo, no Estádio Nilton Santos, com gols de Savarino e Gregore – William Gomes descontou – e conquistou o tri do Campeonato Brasileiro.
Classificação final
O Botafogo terminou o Brasileirão com 79 pontos, seis a mais do que o vice-campeão Palmeiras. O time somou 59 gols marcados, o terceiro melhor ataque da competição, e sofreu 29 gols, sendo a melhor defesa. O São Paulo ficou em sexto lugar, com 59 pontos.
Feito raro
Ao conquistar a Libertadores e o Campeonato Brasileiro no mesmo ano, o Botafogo igualou a marca do Santos de Pelé em 1962 e 1963 e do Flamengo em 2019.
Gol marcante
O jogo não teve qualquer problema para o Botafogo. O time dependia apenas de um empate para ser campeão sem depender do resultado do Palmeiras. O mínimo de tensão acabou aos 36 minutos do primeiro tempo, quando Savarino fez um gol com a marca do Botafogo. Marlon Freitas roubou a bola no campo de ataque, passou para Igor Jesus que deixou o camisa 10 livre para abrir o placar.
Símbolo de raça
O São Paulo demonstrou pouquíssimo interesse no jogo. Ainda assim, no segundo tempo, William Gomes aproveitou uma falha de Marlon Freitas para empatar o jogo aos 17 minutos. A partir desse momento, os dois times passaram a arriscar muito pouco. Até que, nos acréscimos, Gregore, um símbolo da capacidade física do Botafogo, roubou a bola em uma saída errada de Jandrei e Santi Longo e finalizou para garantir a vitória e sacramentar a conquista!
Craque do Brasileirão
Camisa 7 do Botafogo, número imortalizado por Garrincha, Luiz Henrique recebeu o prêmio de melhor jogador da competição!
G1