Juiz e Advogados paraibanos alvos da Operação Retomada
Ação do Gaeco-MPPB foi deflagrada na manhã desta quarta-feira
A ‘Retomada’ está investigando um juiz e três advogados paraibanos, acusados de indícios de manipulação de decisões judiciais na Paraíba. Eles foram os alvos da operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (11/12) pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), órgão do Ministério Público da Paraíba.
Os supostos acusados manipulavam determinações judiciais, causando prejuízos de instituições financeiras, principalmente de idosos. A investigação aponta uma atuação sistemática e articulada da organização criminosa, com o objetivo de obter ganhos ilícitos.
As ações que culminaram com a Operação Retomada foram interpostas pela Associação Brasileira de Defesa e a Associação de Assistência aos Aposentados e Pensionistas, através de uma ação coletiva na Comarca de Gurinhém.
Os investigados agiam com o objetivo de “obter vantagens ilícitos, manipulando o sistema judicial e causando prejuízo significativo, tantos aos idosos quanto ao sistema financeiro”.
A operação desta manhã contou com a participação da Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa, do Ministério Público da Paraíba, também da Polícia Civil.