O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste sábado (11) que o ex-presidente Jair Bolsonaro comprove à Corte que foi formalmente convidado para posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.
Isso ocorreu, pois o ex-presidente a pediu à Moraes a liberação do passaporte, para participar da cerimônia de posse de Trump em Washington, nos Estados Unidos.
Neste sábado, Moraes afirmou que, antes de dar andamento ao pedido da defesa de Bolsonaro, é necessária uma “complementação”, uma vez que a solicitação não foi acompanhada de “documentos necessários”. De acordo com o ministro
“O pedido não veio devidamente instruído com os documentos necessários, uma vez que, a mensagem foi enviada para o e-mail do deputado Eduardo Bolsonaro por um endereço não identificado:‘[email protected] [email protected]’ e sem qualquer horário ou programação do evento a ser realizado”
O convite anexado pelos advogados de Bolsonaro, pode ser visualizado abaixo:
Para sair do Brasil, Bolsonaro precisa de autorização judicial. Em novembro do ano passado, a Polícia Federal indiciou Bolsonaro pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.
Aliados de Bolsonaro na Câmara Federal e no Senado se preparam para uma possível decisão negativa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) que analisa a solicitação da defesa para viajar.
Lula não foi convidado para a posse de Trump.