destaqueMundoNewsPolítica

Davos 2025: Guerra é a principal preocupação

Estudo faz relação entre fake news e conflitos armados.

O Fórum Econômico Mundial é uma fundação sem fins lucrativos, fundado em 1971 pelo economista alemão Klaus Schwab. Atualmente, conta com as mil maiores empresas do mundo dentre os seus membros. O objetivo da organização é envolver os principais líderes políticos, empresariais, culturais e outros da sociedade para moldar as agendas globais, regionais e da indústria.

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (15) com mais de 900 líderes globais do mundo acadêmico, empresarial, governamental, de organizações internacionais e da sociedade civil, mostra que o maior pessimismo para o mundo, é a “maior instabilidade, polarização de narrativas, erosão da confiança e insegurança”.

A Global Risk Report 2025, em sua 20ª Edição faz uma relação entre proliferação de notícia falsas e conflitos armados. Veja:

“Há muitas formas pelas quais a proliferação de conteúdos falsos ou enganosos complica o ambiente geopolítico. É o principal mecanismo para que entidades externas afetem intenções de voto; pode semear dúvida no mundo sobre o que ocorre em zonas de conflito; ou pode ser usada para manchar a imagem de produtos ou serviços de outros países”.

Dentre as principais preocupação estão os eventos climáticos extremos (14%) e os confrontos geoeconômicos (8%).

O Fórum Econômico de Davos acontece entre os dias 20 e 24 de janeiro em Davos, na Suíça.

Redação

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo