Coloridos, compactos, que ocupam espaço na memória afetiva dos brasileiros. Estamos falando do Fusca, paixão nacional desde que chegou no país, em 20 de janeiro de 1959. Em homenagem ao fenômeno automobilístico, comemora-se, nesta segunda-feira (20), o Dia Nacional do Fusca.
A produção teve uma interrupção na fabricação em 1986 até que, em 1993, o então presidente Itamar Franco estimulou o retorno da fabricação do carro.
O ‘Fusca Itamar’, como ficou conhecido, foi o modelo que marcou a reinauguração da linha de montagem no Brasil durante o mandato presidencial do mineiro de Juiz de Fora, como parte do incentivo do Governo à aquisição do carro popular no início da década de 1990.
Além de usar a produção do ‘volks’ no desenvolvimento econômico, Itamar tinha apreço pessoal pelo Fusca. Tanto é que passou a ser dono de um dos exemplares produzidos na época, em modelo conversível.
Comprado pelo próprio presidente por 470.223 mil cruzeiros, atualmente valeria cerca de R$ 170 mil.
Documentos da época, expostos no Memorial da República, mostram a conclusão da compra pelo político, falecido em 2011, que também foi senador, governador de Minas e prefeito da cidade mineira.
G1