destaqueEnergia em Pauta

Posse prestigiada: ABEE nacional tem nova direção

Gláucia Pereira é a vice-presidente.

Ricardo Nascimento (ABEE-RJ) e Gláucia Pereira (ABEEE-PB) assumiram a presidência e a vice-presidência nacional da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE).

Em Brasília, a solenidade reuniu diversas lideranças profissionais que lotaram o plenário do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) onde a cerimônia foi realizada na noite da 4ª feira, 29/01.

A posse integrou a programação do 14º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea que reúne centenas de profissionais da área tecnológica nacional.

Em sua fala, Ricardo, bastante emocionado, agradeceu o apoio das lideranças e anunciou a disposição “de fazer um bom trabalho”, e incentivar parcerias com empresas, “precisamos abrir novos horizontes”. Ele também se comprometeu a desenvolver uma gestão compartilhada.

Gláucia Pereira, também destacou a necessidade da valorização da categoria: “é preciso mais fiscalização, aproximar as entidades estaduais e sermos opinião técnica a ser ouvida nas questões relativas à nossa área e que afetam o país”.

Plenário do CONFEA lotado de engenheiros, em sua maioria, representantes de entidades formadoras do Conselho.

Gláucia Pereira é engenheira eletricista com mais de 40 de experiência. Atuou por mais de 27 anos na Energisa Paraíba e na CONTROL, empresa terceirizada de diversas distribuidoras, entre elas a Eletrobrás Piauí e Amazonas Energia. Além de Vice-Presidente da Associação de Engenheiros Eletricistas (ABEE Nacional), é ex- Conselheira do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (COPAM) e desde 2020 é Conselheira Estadual do CREA-PB. Atualmente, é sócia da GENS ENERGIA, da Rio Salgado Geração de Energia Elétrica,  e Diretora Administrativa da Associação Paraibana de Engenheiras Agrônomas e Geocientistas (APEAG).

Também foram empossados especialistas que integram os conselhos consultivo e fiscal, além de toda a diretoria.

“A valorização dos engenheiros eletricistas”, foi a frase mais pronunciada pelos que formaram a mesa coordenadora dos trabalhos.

O vice-presidente do Confea, eng. ftal Nielsen Christianni,  representou o presidente do Confea – eng. Vinícius Marchese. Nielsen destacou que, para Marchese, “os engenheiros e as engenheiras eletricistas representam um segmento profissional de bastante relevância no momento em que discutimos geração de energia mais limpa”.

“No ano da COP30, a categoria pode apresentar alternativas e soluções para mitigar as consequências das causas climáticas”, completou.
Sérgio Maurício Cardoso, eng. eletric. e conselheiro federal – que deu as boas vindas às lideranças e também defendeu a “valorização profissional – anunciou o ‘spoiler’ da noite:

“Nesse ano vamos fazer o 1º congresso nacional dos Engenheiros eletricistas. O apoio já foi sinalizado por Mútua e Confea”.

Evanio Nicoleit, eng. eletric., diretor de Benefícios da Mútua, caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas garantiu apoio à entidade e defendeu a realização do 1º congresso: “uma das formas de congregar e valorizar a profissão”.

Fonte: CONFEA

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo