Cabedelo promove o ‘Verão em Ação Sem Exploração’
A campanha vai se desenvolver durante todo o mês de fevereiro

A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), realizou, neste dia 07, em Intermares, o primeiro evento relativo ao “Verão em Ação Sem Exploração”.
A ação é uma parceria do Creas com outros serviços socioassistenciais, e uma campanha de sensibilização sobre as violações de direitos de crianças e adolescentes, que podem ocorrer no período de verão.
Durante o mês de fevereiro, período que atrai um grande número de turistas à orla da cidade, a equipe da Semas estará realizando ações, em formato de Pitstop, para alertar a população sobre a problemática. As ações acontecem no sentido de minimizar a incidência das violações de direitos contra crianças e adolescentes nas praias de Cabedelo.
“O período considerado de alta estação é um momento particularmente problemático no que concerne à exploração de crianças e jovens. O crescimento do fluxo de pessoas, a intensa movimentação nas praias são ótimos para a cidade em termos turísticos mas, infelizmente, trazem essa preocupação. Então, é preciso estarmos atentos no sentido de orientar a população e agir prontamente para evitar a incidência de casos”, comentou a secretária da Assistência Social, Mariana Jubert.
O abuso e a exploração de crianças e adolescentes representam uma grave violação dos direitos humanos, sendo um dos desafios sociais da atualidade. Essas práticas, identificadas em diversos contextos, podem deixar marcas profundas nas vítimas, tanto física quanto psicologicamente, e podem afetar seu desenvolvimento por toda a vida. Entre as principais violações combatidas estão o trabalho infantil, o abuso e a exploração sexual.
A campanha empreendida pela Semas convoca também a população para, em caso de conhecimento ou visualização de violações desse tipo, entre em contato e denuncie o fato junto ao Creas de Cabedelo – (83)3250-3159. Além dele, há outros canais de denúncia disponíveis como o Disque 155, Disque 100 e os Conselhos Tutelares do Município de Cabedelo.