Marcone FerreiraPolítica

Ministro Vital do Rêgo revela dois tipos de crimes no 8/1

E destaca a conduta dos comandantes militares em entrevista a Heron

O ministro-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), paraibano Vital do Rêgo Filho, ao longo de sua experiência pública, disse que no 8/1 de 2023 houve “dois crimes de atentado à democracia” os quais classificou um sendo mais “brando” e o outro mais grave.

Teve dois tipos de pessoas. Tinham pessoas que foram levadas, que não compreendiam o que estavam fazendo, e tinham pessoas que organizaram, trabalharam via redes sociais aqueles fatos e levaram essas outras pessoas“, afirmou o ministro Vital em entrevista ao jornalista Heron Cid, do programa Hora H, da TV Tambau.

A entrevista foi ao ar nesta segunda-feira (17/2) e entre uma conversa e outra sobre o episódio anti-democrático, o paraibano falou do plano golpista o qual considerou de “insano“. Na ocasião, o ministro destacou a importância da postura dos comandantes militares, especialmente do Exército e da Aeronáutica, na tentativa de impedir o golpe.

Graças ao comportamento de duas ou três pessoas que comandavam o Exército Brasileiro e a Aeronáutica, e a gente deve a esses comandantes; eles não entraram no golpe […] Eles não aceitaram o golpe“, disse.

Anotou que “estava tão claro a insanidade daquelas questões, que os militares, pelo menos os militares de plantão, que são os comandantes das forças do Exército e da Aeronáutica, disseram ‘não’ ao processo“.

A entrevista do ministro Vital do Rêgo teve grande repercussão, até porque, passado todo esse tempo, nenhuma autoridade de tamanha graduação reconheceu o alto nível de patriotismo de setores das forças armadas, que não caiu na armação do golpe.

Redação com o Hora H/TV Manaíra

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo