Política

55% desaprovam a gestão petista; 42% aprovam

Presidente Lula tem forte desaprovação na região Norte

A pesquisa Paraná, como também de outros institutos, inclusive DataFolha, não tem sido companheira do petista Luiz Inácio Lula da Silva, cujos índices em todos os cenários despencaram. O levantamento nacional revela um declínio preocupante da imagem do presidente da República. A denúncia de Bolsonaro pela Procuradoria Geral da República acaba se transformando num alívio.

No entanto, a situação da pesquisa é preocupante a cada número dos cenários, a exemplo dos 55% dos brasileiros que desaprovam o governo Lula. E veja você, 42% aprovam, chegando a 13 pontos percentuais de diferente.

Impressionam, ainda, os números detalhados do crescimento da rejeição ao petista. Do total de entrevistados, 45% avaliam o governo Lula como “ruim” (9,2%) e “péssimo” (35,8%), em contraposição a apenas 28,8% que consideram sua administração “ótima” (9%) e “boa” (19,8%, em uma diferença desfavorável ao petista de 16,2 pontos percentuais.

4 x 1 por regiões

Separando a pesquisa entre as regiões, observa-se forte desaprovação de Lula nas regiões Norte, Centro Oeste, Sudeste e Sul, enquanto apenas no Nordeste seus números de aprovação diminuíram, mas ainda sao maiores que o da reprovação.

No Norte e no Centro Oeste, quase dois terços dos brasileiros destas regiões reprovam Lula, 59,4% a 36.

Nos Estados do Sudeste, onde se encontram Estados mais populosos, como São Paulo e Minas Gerais, 58,5% reprovam e 39,4% aprovas.

Já no Nordeste, Lula é aprovado por 55% e reprovado por 42%. Nunca essa diferença entreaprovação e reprovação de Lula no Nordeste esteve tão próxima.

De acordo com o levantamento, Lula é fortemente desaprovado em todas as faixas etárias, atingindo o máximo d4 62% de repulsa entre os eleitores de 24 a 35 anos. Somente na faixa etária superior aos 60 anos, 51,9% o aprovam e 43,6 o rejeitam.

Considerando o recorte de escolaridade, somente os brasileiros com no máximo o ensino fundamental aprovam o governo do atual presidente, na relação 51% x 45,3% dos que o reprovam. O governo Lula é desaprovado majoritariamente por todos que frequentaram os bancos escolares, seja no ensino médio (59,2% )de rejeição ou de nível superior (62,7%).

Lula também é fortemente desaprovado por 57,8% de quem trabalha, sobretudo a classe trabalhadora, enquanto apenas 39% o aprovam. A rejeição é elevada também entre os que não trabalham por alguma razão, incluindo inativos: 50,1% desaprovam, 47% aprovam.

Observado o recorte dos que professam religião, Lula é também desaprovado pela maioria dos católicos: 49,3% a 47,8%. Mas entre os evangélicos atinge as raias da repulsa: mais de dois terços dos crentes (66,9%) desaprovam Lula, enquanto apenas menos de um terço (29,8%) o aprovam.

O Paraná Pesquisas apura os índices de aprovação e rejeição do governo Lula desde agosto de 2023, quando a desaprovação era elevada, mas não passava de 40,1%, mas a partir teve início um processo de aumento da desaprovação que chegou a 51% em novembro de 2024. Em janeiro de 2025, a rejeição ao governo Lula foi apurada em 50,4% e agora, em fevereiro, saltou para 55%.

O levantamento nacional foi realizado em todo o País.

Redação com o Diário do Poder

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo