‘Reste’ prende sete suspeitos de fraude no Detran-PB
Grupo atuava no cancelamento irregular de multas de trânsito

Na manhã desta quinta-feira (20/2), a Polícia Civil da Paraíba deflagrou uma operação tendo como alvo uma organização criminosa. A investigação recai sob suspeita de fraudes no sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB).
Segundo as primeiras investigações, o grupo atuava em João Pessoa no cancelamento irregular de multas de trânsito. A ação recebeu o batismo de “Reset”. Na ocasião, foram cumpridos sete mandados de prisão e mandados de busca e apreensão.
A investigação revelou um esquema sofisticado que envolvia ex-servidores do Detran, agentes públicos, hackers e despachantes. O grupo utilizava credenciais de acesso válidas, inseria dados falsos no sistema para justificar os cancelamentos irregulares de multas.
A “Reset” é uma alusão direta à intenção de “zerar” ou “restaurar” a ordem e a legalidade no sistema de multas de trânsito da Paraíba. O termo remete à ideia de reiniciar o sistema, apagando os efeitos da atuação da organização criminosa.
Conduz a investigação à Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), com apoio da UNINTELPOL, DESARME, GOE, GOC e à Delegacia de Crimes Cibernéticos (DECC).