Política

CMJP lança assistente virtual para interagir com população

Ferramenta vai simplificar o acesso do cidadão aos serviços do Legislativo

Aproximar ainda mais o cidadão do Legislativo Municipal, começando na palma da mão. Esse é o principal objetivo de ‘Alê Câmara’, uma assistente virtual, lançada nesta quarta-feira (23), que vai simplificar o acesso do cidadão aos serviços oferecidos pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A ferramenta ficará disponível no portal e nas Redes Sociais da Casa.

O diretor de comunicação da CMJP, Suetoni Souto Maior, a especialista em marketing Germana Samara e o desenvolvedor Humberto Ramalho, ambos da Sin Comunicação, conversaram com a jornalista Edileide Vilaça sobre o lançamento da ferramenta, durante entrevista na Rádio Câmara (88,7 Mhz). ‘Alê’ é um chatbot – um programa de computador desenvolvido para simular uma conversa humana com um usuário, disponível pelo aplicativo WhatsApp – criado para responder aos questionamentos dos cidadãos sobre o Legislativo Municipal e receber sugestões sobre melhorias e projetos de lei.

Alê, que é um redutivo de Acesso ao Legislativo, é uma ferramenta com Inteligência Artificial embarcada voltada a facilitar o acesso do cidadão aos serviços e soluções oferecidos pela Câmara, como consultar projetos, leis, conhecer mais sobre os vereadores, acompanhar tudo o que está sendo discutido na Casa, acervo de leis, etc. É um universo de informações disponíveis”, explicou Suetoni Souto Maior, salientando que ‘Ale’ é uma ponte entre o cidadão e os serviços que a Câmara já oferece, como o ‘Fala Povo’.

Segundo Germana Samara, a disponibilidade da ferramenta é um ponto que favorece a conexão com o cidadão. “A Câmara dá um passo superimportante e inovador para a população. O WhatsApp é o aplicativo de mensagem mais utilizado no mundo, e a Alê vai possibilitar que a Câmara esteja ainda mais conectada e que o cidadão converse no tempo e na hora que quiser, pergunte, sugira e esteja mais perto do vereador. É uma ferramenta potente, que atravessa gerações, não limitada apenas ao público jovem”, explicou a especialista, enfatizando o papel humanizado da ferramenta. “Alê vai fazer parte da lista de contato dos pessoenses”, destacou, ressaltando o avanço na estratégia de comunicação.

“Alê chega mais perto das pessoas, por realmente ser uma solução simples e intuitiva, conectada pelo Whatsapp, aplicativo presente em 99% dos smartfones do Brasil. Ela dá ao cidadão a capacidade de se comunicar todos os dias, saber o que foi divulgado, do ponto de vista da produção legislativa, apresentar uma ideia a um vereador, uma solução, um Projeto de Lei. É também uma espécie de ouvidoria na palma da mão, através da qual o cidadão pode fazer um elogio ou uma reclamação. Foi uma coisa pensada para facilitar a vida do cidadão, a ideia é conectar, aproximar”, explicou o desenvolvedor Humberto Ramalho.

Suetoni Souto Maior reforçou que a ‘Alê’ tem memória. “Por exemplo, Edileide faz o primeiro cadastro. Quando ela reconectar, Alê vai cumprimentá-la, dizendo ‘Oi, Edileide, seja bem-vinda. Em que posso ajudar?’. Alê vai conversar com ela de forma personalizada. O cadastro inicial é simples, para criar uma relação entre o usuário e a ferramenta. O objetivo dela é mesmo se tornar próxima do cidadão”, explicou, salientando que até as feições de Alê foram pensadas de acordo com a regionalidade.

Assessoria

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