Cidade

Evento sobre gás natural abre agenda de investimentos na PB

A mais nova aposta do Governo Federal com vistas à segurança energética, é o estímulo ao aumento do gás natural na matriz. Vale ressaltar que, no Brasil, o gás natural é predominantemente de origem associada ao petróleo e se destina a diversos mercados de consumo, sendo os principais, a geração de energia termelétrica e os segmentos industriais. Por ser considerado “mais limpo” do que outros combustíveis fósseis como o petróleo e o carvão mineral, e pelo aumento da oferta do insumo com as descobertas do pré-sal, o Programa Novo Mercado de Gás entra na pauta econômica e política com força total.

O programa tem como objetivo principal ampliar investimentos em infraestrutura de escoamento, processamento, transporte e distribuição de gás natural e aumentar a competição na geração termelétrica a gás. Por isso, a EPASA (Centrais Elétrica da Paraíba) realizará no próximo dia 17 de janeiro, na UNEpasa (Universidade Corporativa da EPASA) um debate institucional sobre o uso do gás natural nas termelétricas instaladas na Paraíba. Salienta-se que discussões como estas é de interesse do Estado, tendo em vista que, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), 69% da energia produzida na Paraíba advém de termelétricas.

O evento contará com as palestras com André Pepitone, Diretor Geral da ANEEL e Alairson Gonçalves, Gerente de Mercado Automotivo da PBGás. O debate ainda conta com o apoio da Comissão de Direito de Minas e Energia da OAB/PB e do Business Impact. Office (BI.O). A Presidente da Comissão de Direito de Minas e Energia, a advogada especialista e mestre no setor de energia elétrica, Priscilla Maciel,  ressalta que “é de extrema importância a Paraíba sediar um evento como este. Esperamos receber agentes setoriais e empresários dos Estados vizinhos, a exemplo de Rio Grande do Norte e Pernambuco”.

De acordo com o Diretor Presidente da EPASA, Dr. José Ferreira Abdal Neto, “para as Central Elétricas da Paraiba – EPASA -, que está atenta e participando dos próximos leilões de energia em Abril, discutir os aspectos regulatórios e de suprimento de gás na Paraíba é fundamental”. O Diretor Presidente acrescenta que há muito o que se aprender sobre aspectos regulatórios e de infraestrutura do mercado de gás natural e “certamente este evento dará um salto qualitativo na compreensão desta nova matriz energética”.

Para maiores informações acessar @businessimpact_office.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo