Cidade

Indústria da ‘cana’ na PB doará 30 mil litros de álcool

Na Paraíba, o Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool  (Sindalcool) começou a distribuir o álcool 70% aos hospitais da rede pública estadual e entidades ligadas ao Comitê de Gestão de Crise Covid-19, na última terça-feira (24).

O produto está sendo produzido pelas seis usinas associadas ao Sindalcool e à Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba – ASPLAN – (Miriri, Giasa, Japungu, Monte Alegre, Tabu e D Pádua), que doarão ao todo 31.460 litros de álcool 70%.

De acordo com as autoridades de saúde, higienização é medida primordial no combate ao “Corona Vírus”. Diante disso, ganha relevo a produção da cana-de-açúcar na manutenção da segurança da saúde da população.

Praticamente, toda cana produzida no Brasil vira álcool ou açúcar, que por sua vez fazem parte da cadeia de produção de diversos outros produtos. Vale ressaltar, que o Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, seguido de Índia e China. A Paraíba ganha destaque por ser o terceiro maior produtor do Nordeste.

Os investimentos no setor devem receber mais de 1 trilhão de reais nos próximos 10 anos por meio do programa RenovaBIO, programa nacional que visa ampliar o uso de biocombustíveis no mercado, com capacidade para melhorar a qualidade da produção de cana-de-açúcar e aumentar a renda do produtor rural.

Em tempos de Coronavírus, a indústria da `cana’ é uma grande arma contra a Pandemia.

*Priscilla MacielAdvogada. Mestre em Direito de Energia. Especialista em Energias Renováveis. Doutoranda em Ciências Políticas. Diretora-Geral do Núcleo de Eficiência Energética do Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED).

*Clynson OliveiraFormado na Academia Militar das Agulhas Negras, passou mais de 28 anos no Exército Brasileiro. Especialista em gestão de crises e resolução de problemas complexos multinacionais e interagências. Atuou em mais de 10 países incluindo EUA, Haiti e Índia. É PhD em Ciências Militares com ênfase em Política e Estratégia. Mestre em Gestão de Projetos pela FGV. Diretor de Projetos do Núcleo de Eficiência Energética do Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED).

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo