PF no combate a corrupção em Cruz do Espirito Santo
A Polícia Federal realizou na manhã desta quarta-feira (29) a operação batizada de “Holerite”, com o objetivo de combater os crimes de corrupção ativa e passiva no âmbito da Prefeitura Municipal de Cruz do Espírito Santo.
A operação, como de costume, contou com a participação da Controladoria Geral da União (CGU) e o auxílio da Caixa Econômica Federal, instituição bancária federal atingida pelo suposto crime que está sendo investigado.
Foram cumpridos apenas mandados de busca e apreensão na residência dos investigados, em uma empresa e, claro, na sede da Prefeitura de Cruz do Espírito Santos. Vinte policiais federal atuaram na ação, cujas ordens foram expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região.
O caso
A investigação iniciou com escopo de reprimir fraudes na obtenção de empréstimos consignados perante à Caixa Econômica Federal, por meio de contracheques ideologicamente falsos, mediante indicação de rendimentos superiores à renda efetivamente recebida pelos servidores.
Desta forma, era possível aumentar a margem consignável dos empréstimos, gerando
dívidas superiores ao permitido.
Ocorre que, com o aprofundamento da investigação, verificou-se que parte dos
valores, na ordem de aproximadamente R$ 386.800,00, foram sacados pelos servidores e repassados ao gestor municipal e ao correspondente bancário responsável pela operacionalização dos empréstimos.
Foto: Reprodução