Guaraves tem trabalhadores infectados e é interditada
Foi depois de uma denúncia anônima que os auditores fiscais do trabalharam realizaram, ontem, a interdição das atividades na Indústria Guaraves. Aconteceu após ser detectado o descumprimento de normas de proteção dos funcionários da empresa, que passaram a ser exigidas com o advento da pandemia causada pelo novo coronavírus.
Segundo informações, dos 1.200 funcionários cerca de 200 deles foram testados para o vírus e 49 estavam contaminados. A Chefe do Setor de Saúde e Segurança do Trabalho na Paraíba, Ana Mércia Vieira Fernandes, informou que devido à pandemia da Covid 19, os trabalhadores precisam realizar suas atividades observando as normas de segurança e saúde, principalmente nas condições sanitárias e de higiene, além do uso dos EPI e da adoção de procedimentos de trabalho mais adequados.
“Um empregado contaminado tem potencial para contaminar diversos outros trabalhadores e seus contactantes. Nesse sentido, não podemos deixar de exigir, com maior rigor ainda, o cumprimento das normas de proteção adequadas”, afirmou a chefe da SST da Superintendência Regional do Trabalho na Paraíba.
A indústria, de acordo com o auditor fiscal Ney Alexandre, não estava cumprindo as exigências de proteção dos empregados em razão da pandemia da Covid 19. “Os trabalhadores não estavam utilizando os EPIs necessários à segurança exigida para o momento. A empresa não estava adotando algumas regras de higienização recomendadas, bem como faltavam aspectos básicos de cumprimento do distanciamento necessário entre os trabalhadores, na atividade”, afirmou a autoridade trabalhista.
Foto: Reprodução