News

Operação policial procura motorista de van do ataque de Barcelona

A polícia espanhola iniciou na tarde deste sábado (19) uma “grande operação policial” na região da Catalunha, onde ainda era procurado um dos supostos membros da célula terrorista que cometeu os atentados em Barcelona e Cambrils.
“Grande operação policial em todo o território”, anunciou no Twitter a Polícia regional catalã, pedindo aos cidadãos para não difundirem informações sobre estes controles policiais nas estradas por motivos de segurança.
Uma porta-voz do corpo policial informou à AFP que o movimento está relacionado com os atentados reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI), que causaram a morte de 14 pessoas, mas não deu mais informações para não atrapalhar a investigação.
Após o ataque de quinta-feira nas Ramblas de Barcelona e outro na madrugada de sexta-feira em Cambrils, os agentes tentam encontrar o marroquino Younès Abouyaaqoub, de 22 anos. Segundo a imprensa espanhola, ele poderia ser o motorista que conduzia a van que atropelou uma multidão de pessoas em Barcelona, matando 13 e ferindo 120 pessoas.
Há pouco mais de um ano terroristas vêm usando véiculos como armas em atentados. Já houve casos na Espanha e também na França, Alemanha, Grã-Bretanha, Suécia.
De acordo com os investigadores, a célula extremista que planejou o ataque mais recente era formada por 12 pessoas. Cinco foram mortas em Cambrils, quatro estão detidas e a polícia suspeita que as outras duas tenham morrido na explosão em uma casa em Alcanar, na quarta-feira.
Neste município, 200 km ao sul de Barcelona, supostamente preparavam-se explosivos para atentados de maior envergadura, segundo os primeiros elementos da investigação.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo