Destaque da semana: veículos elétricos serão fabricados em Campina
Aconteceu na última sexta-feira, 12 de fevereiro, a sanção, pelo Prefeito de Capina Grande, Bruno Cunha Lima da Lei Municipal nº 7.870/2021, que autoriza a doação de terreno à CAB Motors, montadora e fabricante de veículos elétricos, para instalação de unidade que começará a funcionar em janeiro de 2022.
A CAB Indústria Automobilística Ltda., que integra as empresas do Grupo Ferreira Sousa, de Alagoas, produz veículos com cem por cento de tecnologia nacional. A iniciativa vai representar investimentos da ordem de R$ 200 milhões, já aprovados por instituições parcerias como o Banco do Nordeste (BNB) e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE).
Segundo o presidente da CAB Motors, empresário Antônio Ferreira de Souza, em Campina Grande serão produzidas todas as peças e insumos que servirão para abastecer cinco montadoras espalhadas por todas as regiões do país. Serão 6 mil unidades da marca Jipe Stark produzidas por ano. A cidade contará ainda com moderna pista para a promoção de eventos automobilísticos em nível nacional.
De acordo com Bruno, trata-se de uma iniciativa que tem tudo para obter pleno sucesso na cidade. O Prefeito afirma que “em tempos tão difíceis, Campina Grande mostra a sua pujança e seu espírito empreender capaz de superar os piores obstáculos”.
O crescimento consistente do mercado de veículos elétricos tem surpreendido até os mais otimistas. A Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) encerrou o ano de 2020 com 19 mil veículos eletrificados (elétricos e híbridos) vendidos no Brasil, o que corresponde a um aumento de 60% em relação a 2019 e de 378% em relação a 2018.
Segundo a ABVE, de janeiro a outubro de 2020 foram emplacados no país 15.565 unidades eletrificadas, contra 11.858 de janeiro a dezembro de 2019. Em 2018, o total foi de 3.970 unidades.
“Considerando que 2019 tinha sido, até então, o melhor ano da eletromobilidade no País, com o triplo de vendas de 2018, o resultado mostra um crescimento forte e consistente desse mercado”, destaca a associação.
Outubro de 2020 foi o segundo melhor mês da história da mobilidade elétrica no Brasil, com 2.273 unidades comercializadas, só superado por dezembro de 2019 (2.409).
Campina Grande é polo de tecnologia do País e é a terceira cidade melhor para se morar do Nordeste, de acordo com o ranking publicado pela “Istoé Dinheiro”. A Rainha da Borborema continua na rota do desenvolvimento.