Mundo

Comitê dos EUA recomenda vacina da Johnson contra a Covid-19

O comitê consultivo da agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos (FDA, da sigla em inglês) recomendou nesta sexta-feira (26) a aprovação do uso emergencial da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica Janssen, do grupo Johnson&Johnson.

O relatório produzido pela comissão de especialistas (formada por pesquisadores independentes, médicos e representantes farmacêuticos) será agora avaliado pela FDA, que deve conceder – como já fez nos casos anteriores – a autorização para a aplicação do imunizante. Após a confirmação, será a terceira vacina liberada para uso nos EUA, que já contam com doses da Pfizer e da Moderna.

A vacina usa a tecnologia de vetor viral e é a única em etapa avançada de testes com apenas uma dose e que pode ser mantido numa geladeira comum por até três meses.

No dia 19, a farmacêutica anunciou que a vacina teve 66% de eficácia em prevenir casos moderados e graves. A vacina também foi capaz de impedir 100% das mortes e hospitalizações.

Considerados apenas os casos graves, o nível de proteção foi de 85%. Nenhuma pessoa vacinada morreu de Covid. A eficácia da vacina para pacientes com casos leves da doença não foi divulgada, e os resultados ainda não foram publicados em revista científica.

G1 – Foto: Reprodução

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo