Política

Cabral vai voltar a presídio do Rio; STF autorizou

Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou nesta terça-feira (10) o retorno do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral para um presídio localizado no estado.

Preso desde novembro de 2016, Cabral foi transferido para Curitiba em janeiro deste ano por causa de uma série de regalias encontradas no presídio de Benfica, onde estava preso no Rio.

Por 3 votos a 1, os ministros da Segunda Turma autorizaram o retorno e criticaram a decisão de transferência, sobretudo pelo uso de algemas e nas pernas de Cabral.

Votaram em favor do ex-governador os ministro Gilmar Mendes (relator do caso), Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski. Contra o pedido de retorno votou somente o ministro Edson Fachin; Celso de Mello não participou da sessão.

Pouco antes, os ministros também referendaram decisão do ano passado de Gilmar Mendes que suspendeu a transferência de Cabral para um presídio federal de segurança máxima em Campo Grande (MS). Na época, Cabral fez comentários sobre a atividade empresarial da família do juiz Marcelo Bretas, responsável pelos processos da Lava Jato no Rio, durante uma audiência.

G1

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo