O vice-presidente da Caixa de Assistência Advogados em Campina Grande, Bruno Manga, e a Secretária-geral adjunta, Natália Oliveira, foram exonerados do cargo, nesta sexta-feira (16), após anunciarem apoio à candidatura de Maria Cristina Santiago, que pleiteia o cargo de presidente da OAB-PB nas próximas eleições.
A Caixa de Assistência dos Advogados em Campina Grande é o principal elo da Seccional da Ordem dos Advogados da Paraíba e exoneração dos advogados ocorreu logo em seguida ao desligamento da advogada Veruska Maciel, da Presidência da CAA em Campina Grande, que também declarou apoio à pré-candidatura de Maria Cristina.
A advogada lamentou o fato e disse que só ficou sabendo da exoneração através das redes sociais. “Minha nossa, me exoneraram e nem me comunicaram? Uma pena a falta de respeito comigo. Acredito que merecia ao menos o respeito de ser comunicada de minha exoneração”, desabafou Natália. A repostagem teve acesso à prints da conversa em grupos de aplicativos de mensagens. Veja:
Ainda segundo a advogada, a entidade deixou de ser um cargo de préstimos e passou a ser um palanque político.
“O cargo é de confiança, mas o respeito aos colegas que prestaram serviço a advocacia campinense, quando estavam à frente da Caixa de Assistência dos Advogados em Campina Grande deve ser mantido, independente de sua opinião política. “Uma pena chegarem a esse ponto com a falta de respeito à advocacia”, lamentou.
Ao saber do ocorrido, a advogada Maria Cristina lamentou e repudiou a situação, sendo inaceitável o uso da perseguição política na instituição.
“Eu repudio de forma veemente qualquer tipo de manobra política de perseguição na OAB. Esta é uma postura contrária aos interesses da advocacia paraibana. Não podemos mais tolerar uma Ordem onde prevalecem os interesses pessoais e o uso político da instituição que deveria representar e defender todos os advogados e as advogadas do nosso estado,” declarou a advogada.