Assembleia espera contas rejeitadas do governo Ricardo
Com atraso por causa da estratégia procrastinatória do “réu”, o Tribunal de Contas do Estado deverá estar encaminhando agora em dezembro o relatório sobre a rejeição das contas de 2016 do ex-governador Ricardo Coutinho (PT).
A informação chegou ao asfalto através de uma notícia veiculada no blog de Suetoni Souto Maior, onde ele conta que a documentação deve durar cinco dias para ser enviada à Assembleia. “No Legislativo, no entanto, há uma longa tramitação à espera da matéria”, retrata o texto.
As contas de Coutinho apresentaram gastos históricos na ordem de R$ 5,9 milhões com a contratação de servidores codificados ao longo dos mandatos do ex-socialista. A propósito, um dos motivos que Ricardo se transformou em ficha suja pelo Tribunal Superior Eleitoral, estando inelegível para as eleições de 2022.
Esse escândalo consta do relatório do conselheiro Antônio Gomes Vieira Filho, que ressaltou, ainda, o “caráter precário da contratação dos codificados, sem a realização de deduções previdenciárias ou qualquer outro direito trabalhista.”
O TCE chegou a alertar os ex-governador sobre o tema, mas Ricardo Coutinho, à época, fez vistas grossas, deu as contas e torceu o nariz para o que apontou o Tribunal de Contas do Estado.
Bem, a Corte de Contas, que é um órgão auxiliar do Legislativo estadual, fez sua parte. Resta saber qual o será o comportamento dos deputados diante das irregularidades apontadas. Há quem diga que os parlamentares, em sua maioria, vão referendar a decisão do TCE.
Blog de Marcone Ferreira