Cidade

Covid: Secretaria alerta para nº de crianças internadas

A Secretaria de Saúde de Campina Grande registrou um aumento no número de internações de crianças infectadas com a covid-19. No Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), atualmente estão internadas onze crianças que apresentaram resultados positivos para o novo coronavírus. Apesar disso, a maioria apresenta casos leves e boa parte está internada por outras doenças.

Todas as crianças estão internadas em leitos de enfermaria. Não há registro de internações em leitos de UTI. Como foi esclarecido, boa parte foi admitida por outras patologias, mas também apresentou diagnóstico de covid-19, assim como outras crianças vieram para o HCA transferidas de outras unidades hospitalares onde estavam tratando de doenças de base ou outras patologias e, como testaram positivo para a covid-19, foram encaminhadas para ao Hospital da Criança, que é a referência de internação para crianças com o coronavírus.

“Assim como toda a população está adoecendo, não seria diferente com as crianças, que são parte da população e também estão sendo acometidas em maior número com a doença. Contudo, quero tranquilizar os pais e responsáveis, pois a maioria apresenta quadros muito leves. Apesar disso, é necessário redobrar os cuidados para evitar que os pequenos sejam infectados”, disse a diretora técnica do HCA, médica Taís Dantas.

Outra preocupação com as crianças está relacionada à Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica, que pode provocar danos maiores à saúde das crianças, sendo desencadeada a partir da covid-19.

A médica Taís Dantas também falou sobre a importância da vacinação para as crianças neste momento. “Além disso, o grupo infantil é uma parcela da sociedade que está mais desprotegida com relação à vacinação, porque adolescentes, adultos e idosos já têm, na grande maioria, esquema vacinal completo e com dose de reforço. Por isso é tão importante que os pais e responsáveis vacinem seus filhos imediatamente”, disse.

Em Campina Grande, 11.430 crianças a partir de 5 anos de idade já foram vacinadas. A imunização segue acontecendo em locais disponíveis a partir de agendamento prévio ou através da vacinação nas escolas.

Codecom

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo