Reino Unido: Filho de paquistaneses nomeado ministro
O primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, nomeou nesta segunda-feira (30) Sajid Javid como novo ministro de Interior, após a renúncia de Amber Rudd, devido à polêmica sobre supostas “cotas anuais” para deportação de imigrantes ilegais.
Filho de um motorista de ônibus de origem paquistanesa, Javid será o primeiro membro de uma minoria étnica a ocupar a posição.
Até então, ele era ministro para o governo local, cargo que será ocupado agora pelo deputado conservador James Brokenshire, que até janeiro foi ministro para a Irlanda do Norte.
O novo responsável de Interior, de 48 anos e que entrou pela primeira vez no Parlamento em 2010, apoiou a permanência do Reino Unido na União Europeia no referendo de 23 de junho de 2016, no qual os britânicos votaram a favor da saída do bloco europeu.
Javid foi o responsável, no ano passado, pela resposta do Governo à tragédia do incêndio da torre residencial Grenfell, no oeste de Londres e no qual morreram 71 pessoas.
Rudd, defensora de uma relação muito estreita com a União Europeia (UE), renunciou no domingo à noite depois de vários dias de controvérsia, após a imprensa publicar que ela tinha conhecimento da existência dessas cotas, apesar de ter negado o fato na semana passada para uma comissão do Parlamento britânico.
A imprensa tinha revelado que Rudd tinha traçado como meta aumentar a quantidade de expulsões forçadas em mais de 10% durante os próximos anos.
G1