destaque 2

JM volta cobrar construção do Canal do Piancó

“O Governo Federal está comprometido em concluir o Eixo Norte da Transposição do São Francisco ainda em 2018”, afirmou o senador José Maranhão, após gestões junto ao novo ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua de Deus Andrade.

Segundo Maranhão, o Ministério da Integração Nacional tem se empenhado em ver concluída a obra, iniciada no governo do ex-presidente Lula, e que é fundamental para a segurança hídrica do Nordeste.  Ao lembrar que já se duvidava da conclusão da Transposição, adormecida durante o governo Dilma Rousseff, o senador destaca que as obras tomaram novo fôlego nos últimos dois anos, com o governo de Michel Temer e o empenho do ministro Helder Barbalho, que deixou o Ministério recentemente para concorrer ao governo do Pará em outubro.  “O novo ministro Antônio de Pádua reafirmou o compromisso com a Transposição e informou que as obras do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco serão finalizadas neste ano de 2018”, disse o senador.

José Maranhão ressaltou que o Eixo Leste, inaugurado no ano passado, evitou o desabastecimento de quase 700 mil pessoas na região de Campina Grande, segunda maior cidade da Paraíba.  O Ministério da Integração informou que o encerramento do contrato com a empresa responsável pelo primeiro trecho do Eixo Norte não impedirá a conclusão da obra. A expectativa é que no mês de maio seja firmado contrato com a nova construtora para término dos serviços que levarão as águas do São Francisco a mais de 7,1 milhões de pessoas.

O senador Maranhão ressalta que, para a Paraíba, o Eixo Norte é muito importante diante da possibilidade de construção do Canal de Piancó, o chamado Terceiro Eixo da Transposição.  Por isso, a insistência do senador, presidente do MDB estadual, para que a Bancada da Paraíba no Congresso garanta a destinação de recursos orçamentários à obra. “Esse canal é que garantirá o abastecimento de água no Sistema Curemas-Mãe D´água, levando água ao Alto Serão paraibano”, sinaliza José Maranhão.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo