Cidadedestaque

SES-JP registra 26% no aumento de síndrome gripal

A Secretaria Municipal de Saúde informou que houve um aumento no número de atendimento de pessoas com sintomas de síndrome gripal. Das quatro UPAs de João Pessoa, o registro é de 1.724 atendimentos na primeira quinzena de maio.

Fazendo uma comparação, no mês de abril o número chegou a 1.373 atendimentos. Portanto, um aumento de 26% no número de casos. Uma preocupação das autoridades de saúde de João Pessoa.

Os dados analisados são referentes às UPAs que funcionam nos bairros Bancários, Cruz das Armas e Valentina de Figueiredo. No mesmo período, apenas a UPA Oceania registrou queda na procura por esse tipo específico de atendimento – em abril foram 675 atendimentos e em maio 454.

O levantamento contabilizou os atendimentos pediátricos e adultos. “De maneira geral, tivemos, tanto na pediatria como na população adulta, um aumento nos casos de síndromes gripais. Temos essa mudança brusca de temperatura como um dos principais fatores para o aparecimento desses casos. Ainda há a aglomeração para se proteger dos temporais, que acaba ocasionando uma circulação maior de vírus”, explicou o clínico geral e diretor técnico da UPA Bancários, Ellton Lima.

Números

Na primeira quinzena de abril, a UPA Bancários registrou 238 atendimentos de pessoas com síndrome gripal e, na primeira quinzena de maio, foram 281 casos. Já a UPA de Cruz das Armas atendeu 897 casos com sintomatologia gripal nos primeiros 15 dias de abril, enquanto na primeira metade de maio, o atendimento chegou a 974 pessoas.

De 1º a 15 de abril, a UPA do Valentina prestou atendimento a 238 indivíduos com síndrome gripal e esse número aumentou para 469 no mesmo período do mês seguinte.

Só na UPA Oceania os atendimentos foram reduzidos para a doença. Na primeira quinzena de abril, foram 675 casos. Já nos primeiros quinze dias de maio, a unidade consolidou 454 atendimentos de usuários neste perfil.

Vacina

A Prefeitura de João Pessoa segue com a campanha contra Influenza até o dia 3 de junho. Os grupos prioritários que podem ser imunizados são idosos, gestantes, trabalhadores de saúde e crianças menores de cinco anos.

Essas pessoas devem procurar o Centro Municipal de Imunização (CMI), no bairro da Torre, das 8h às 16h; unidades de saúde da família (USF), das 7h às 11h e das 8h às 16h; e uma das Policlínicas Municipais de Saúde, das 8h às 16h.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo