Wallber é advertido por post ‘fake’ contra o governador
A Justiça concedeu ao governador João Azevêdo (PSB) um “direito de resposta” a uma postagem do deputado estadual reeleito Wallber Virgolino (PL), que divulgou em seu perfil pessoal um suposto decreto governamental de criação de banheiros unissex em escolas públicas da Paraíba.
Foi uma “fake news”, pois o decreto a que se referiu o parlamentar nunca foi editado. Neste sentido, por não haver nenhuma publicação no Diário Oficial a despeito do tema, a Justiça ordenou o “direito de resposta” ao governador na rede social Instagram, no perfil @walbervirgolino, onde fora feito a postagem.
A decisão é do desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, que determinou a publicação dentro do prazo de até dois dias após a entrega em sua mídia física. No despacho, o magistrado ordena que o post também deverá ser impulsionado, assim como foi o conteúdo sobre “banheiros unissex”.
E mais: o direito de resposta deverá ser mantido no perfil do deputado estadual, no mínimo, por quatro dias, em razão “da gravidade, o alcance da publicação e o período em que a matéria impugnada permaneceu na rede social do representado”, destaca ainda o magistrado.
Blog de Marcone Ferreira