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Governo alerta a Unimed sobre condutas abusivas

Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, deu prazo de 72 horas para que o plano de saúde Unimed-Rio, nesta segunda-feira (5), preste esclarecimentos sobre reiteradas condutas abusivas ao consumidor.

Desde julho de 2022, a empresa lidera o pior atendimento ao consumidor, segundo o ranking da Agência Nacional de Saúde divulgado de outubro, que, no entanto não parece adotar qualquer providência.

Em julho, a Unimed-Rio esteve entre as dez operadoras de planos de saúde notificadas por indícios de reajustes abusivos. As investigações, ainda em andamento pela Senacon, apontaram cobrança de aumento de até 133%, na comparação com o valor cobrado anteriormente.

Para o ministro Anderson Torres, a apuração preza pela dignidade dos consumidores e proteção de seus interesses:

– “A saúde é direito social. Assim, os princípios que norteiam o direito do consumidor precisam ser respeitados e as operadoras devem ter a capacidade de solucionar os serviços e prestar assistência em todos os níveis”.

A operadora pode responder processo administrativo e sofrer multa – com valor ainda a ser definido -, caso não adeque os serviços ou preste as informações necessárias dentro do período de 72 horas. O prazo deve ser contado a partir da data de recebimento da notificação.

Fonte: Cláudio Humberto

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