Chica pede acelerador linear e é atendida, de pronto
Na audiência com o secretário da Saúde do Estado, Jhony Bezerra, a deputada Francisca Motta (Rep) encaminhou pedido de um acelerador linear a ser instalado no Hospital do Bem, em Patos, referência no tratamento oncológico no Sertão.
Ao secretário, ela disse que chega a ser traumatizante para a população sertaneja realizar a radioterapia em Campina Grande, ou João Pessoa, e voltar para casa ainda sob efeito do tratamento, muitas vezes por falta de onde ficar.
“Sempre me preocupei com essa situação, principalmente do tratamento contra o câncer não ser realizado em sua plenitude no Sertão. Os pacientes ainda precisam se deslocar para outros centros, em busca de radioterapia”, afirmou.
Anotou que “o acelerador linear já está sendo licitado, e se Deus quiser, em breve, os pacientes além de realizarem quimioterapia, também poderão realizar a radioterapia no Sertão, perto de suas casas e de suas famílias”.
Teve a garantia do secretário Jhony Bezerra que a licitação para a compra do equipamento já está fase final, e que o aparelho de radioterapia representará mais um grande avanço na saúde, e do combate ao câncer no interior do Estado.
“O processo de licitação para a compra do equipamento já está fase final. Tem um custo de mais de R$ 16 milhões a ser adquirido para a realização de radioterapia”, comentou o auxiliar do Palácio da Redenção.
Concluiu sua fala afirmando que “o Hospital do Bem passará a disponibilizar do tratamento de radioterapia, trazendo total independência para os sertanejos, na realização do tratamento oncológico”.
Blog de Marcone Ferreira