destaque

Cícero conhece experiência igual ao ‘lixão do Róger’

Dando seguimento a missão oficial em Portugal, o prefeito Cícero Lucena – lidera uma comitiva de gestores municipais filiados a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) – passou pela Associação de Municípios para Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto (Lipor).

A propósito dessa entidade portuguesa, Cícero conhece bem como funciona porque adotou o funcionamento do tratamento e reciclagem dos resíduos sólidos de 1,5 milhão de pessoas, quando extinguiu o Lixão do Róger.

A comitiva comandada pelo prefeito pessoense visitou a cidade de Ovar, município português irmanado a João Pessoa desde 1993.  Ao lado do prefeito de Valongo (cidade da região metropolitana do Porto), Cícero conheceu um parque ambiental criado na área em que antes existia um lixão.

– Trata-se de um caso semelhante ao de João Pessoa, em que o lixão dá lugar a um espaço de preservação do meio ambiente, lazer e convivência. Ou seja, isso nos dá a certeza que estamos no caminho certo já que esta entidade que nasceu com um consórcio, hoje é uma empresa que garante desenvolvimento, sustentabilidade e qualidade de vida para mais de um milhão de pessoas”, destacou.

Em passagem pelo Paços do Concelho de Ovar, o gestor destacou a intenção de retomar as atividades conjuntas para fortalecer o desenvolvimento das cidades. “Queremos retomar a parceria entre as cidades, fazer um intercâmbio cultural, mas também de troca de experiências e tecnologia para o bem do desenvolvimento econômico dos dois municípios”, afirmou Cícero.

O prefeito de Ovar, Salvador Malheiros, falou da satisfação de receber o prefeito de João Pessoa. “Vivemos num mundo global, onde as parce-rias intercontinentais são absolutamente decisivas. Estamos prontos para encarar os novos desafios globais em simbiose”, declarou. O encontro contou com a presença de Esmeralda Souto, que visitou João Pessoa à época do processo de geminação, em 1993.

Em Braga, os gestores foram recebidos pelo prefeito Ricardo Rios. Na cidade eles visitaram a Agência para Dinamização Econômica de Braga, que atua como um braço econômico da cidade. A Agência tem o papel de incubar startups, organizar feiras e estimular o empreendedorismo entre jovens. O grupo também esteve no StartupBragra, um hub de inovação que tem como missão apoiar projetos de alto potencial com ambições globais.

A comissão designada pela Frente conta também com os prefeitos de Maceió (AL), João Henrique Caldas (JHC); de Ribeirão Preto (SP), Duarte Nogueira; de Maringá (PR), Ulisses Maia; de Osasco (SP), Rogério Lins; e de Candeias (BA), Dr. Pitágoras. A comitiva, que já passou por Matosinhos e Guimarães, ainda terá passagem pela cidade de Aveiro. O Fórum Brasil-Europa é parceiro na realização da missão.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo