Cidade

Prefeitura de Santa Rita entrega primeiro Parque Linear

A população de Santa Rita testemunhou, nesta quarta-feira (10), um evento histórico: a entrega do primeiro Parque Linear da cidade – um complexo com mais de 12 mil metros quadrados, instalado em Marcos Moura e equipado com pista de cooper de 800 metros, quadras poliesportivas padrão oficial, quadra de areia, academia, brinquedos e playground para crianças, mesas de jogos, paisagismo, bancos, iluminação de led e muita acessibilidade (com rampas e piso tátil), formando uma estrutura inédita de convivência e lazer para todos os santa-ritenses.

“Hoje não é apenas um dia que entrará para a nossa história, mas é, principalmente, um dia feliz. É realmente uma alegria enorme entregar nosso primeiro Parque Linear, melhorando a qualidade de vida de todos os santa-ritenses”, declarou o prefeito Emerson Panta.
Ele revelou que o parque inédito será nomeado Vagner de Lima Paiva Segundo, um pequeno santa-ritense muito especial, que faleceu muito precocemente, aos 6 anos.
“Não compreendemos os mistérios de Deus, mas este espaço será dedicada à vida e à alegria das crianças – que encherão o Parque Linear de risos todos os dias. E foi por isso que nomeamos este equipamento de Segundinho que marcou nossas vidas em sua passagem tão rápida”, revelou o prefeito.

Emocionado, o pai de Vagner Segundo, Vagner de Lima Paiva, agradeceu a homenagem. “De coração, agradeço a todos que lembraram do meu filho, eternizando ele nesta praça “, declarou.

Celebrações

A solenidade de entrega foi marcada pela participação maciça da população, que pôde experimentar, pelo primeira vez, todos os equipamentos que compõem o complexo de esportes e lazer do Parque Linear.

“O Parque é muito bonito e cheio de coisas para a gente aproveitar”, declarou a dona de casa Sônia de Lima, moradora de Marcos Moura.
“Vou fazer meus exercícios a partir de agora no Parque Linear, tem muita coisa para a gente se movimentar”, comemorou o aposentado Paulo Gustavo de Souza.
Para o líder comunitário Marcos da Silva, da Associação de Moradores de Marcos Moura, a população santa-ritense está testemunhando ações inéditas. “Nunca vimos essas coisas em nossa cidade: obras e mais obras, além de escolas e hospitais funcionando. Hoje temos um prefeito com vergonha na cara”.

Obras nos quatro cantos

O prefeito Emerson Panta apontou que, para além do Parque Linear, Santa Rita tem obras em praticamente todos os bairros e regiões – como equipamentos de saúde, creches, mais parques e dezenas de serviços de drenagem e pavimentação de ruas.
“Estamos realizando obras nos quatro cantos de Santa Rita, imprimindo ritmo forte para atualizar e ampliar a Infraestrutura de nossa cidade, viabilizando modernidade e qualidade de vida, a exemplo do que fizemos recentemente também nessa localidade, com a entrega de uma UBS acoplado a uma praça.”, avaliou o prefeito.
Ele apontou que, junto com a Via Nova, a principal obra de mobilidade em curso na cidade, o Parque Linear formará um amplo conjunto de infraestrutura que altera o cenário de Santa Rita.

Beleza e funcionalidade por todos os ângulos


O Parque Linear demandou o asfaltamento e drenagem das ruas que dão acesso ao equipamento e tem detalhes que tornam o projeto ainda mais especial, a exemplo da pista de cooper com concreto pigmentado e mais de quatro mil metros de pavimentação intertravado.
O Parque Linear tem, ainda, bicicletário, baterias de estacionamento e 60 postes com iluminação de led.

Ecobikes para garantir a sustentabilidade ambiental

O prefeito Emerson Panta também fez a entrega de uma frota de 30 Ecobikes, equipamentos preparados para o acondicionamento de lixo reciclável. Elas foram doadas a catadores da cidade, que costumavam utilizar animais no recolhimento dos materiais.
O gestor apontou que as Ecobikes, além de otimizar o trabalho dos catadores – dando mais agilidade e dignidade às equipes que atuam na coleta – também vão reduzir o uso de animais e carroças na cidade.
“Será uma ‘aposentadoria’ mais que bem vinda para burros e cavalos, que sofriam com o ritmo da coleta, além de provocarem impacto sobre a mobilidade”, finalizou o prefeito.

Parque Linear em dados

12.000 M² de área
Drenagem com quase 1000 m de tubos
64 bancos
Playground
Quadra Poliesportiva
Quadra de Areia
Bicicletário
Pátio com mesas de jogos
Área de academia
Áreas de estacionamento
60 postes com Iluminação em LED
Pavimentação em Intertravado com 4.100 m²
Pista de Cooper em concreto pigmentado vermelho com 800 m de extensão
Pavimentação de duas ruas ao redor do parque linear (rua projetada hum e trecho da R. Félix Figueiredo de Oliveira)
Paisagismo com 4.500 m² de grama.
30 novas árvores
11 rampas de acessibilidade
1.267m de piso tátil
Sinalização para pedestres
11 lixeiras

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo