
Por iniciativa da deputada estadual Danielle do Vale (Republicanos; foto), o município de Mamanguape recebeu o reconhecimento de “Rainha do Vale de Mamanguape”.
O governador João Azevêdo (PSB) sancionou a lei já publicada no Diário Oficial e, portanto, vigorando desde o último dia 6 de setembro.
Diz o art. 1º da lei: “Fica reconhecido como Rainha do Vale do Mamanguape a cidade de Mamanguape, neste Estado”.
E segue o art. 2º: “Nas ações de divulgação do turismo do município de Mamanguape, deve-se utilizar a expressão Rainha do Vale do Mamanguape para promoção da cidade”.
“Com um rico acervo histórico e arquitetônico, herdado do auge do período de produção açucareira, que gerou edificações conservadas até hoje – a exemplo da Casa do Imperador, o Presídio da Província da Parahyba, a Igreja Matriz São Pedro e São Paulo, Igreja do Rosário e a Igreja de São Sebastião -, Mamanguape é a sede da Região Metropolitana do Vale do Mamanguape, constituída pelos municípios de: Baía da Traição, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Capim, Rio Tinto, Itapororoca, Jacaraú, Mamanguape, Marcação, Mataraca e Pedro Régis”, justificou a deputada Danielle do Vale.
O Projeto de Lei destaca, ainda, que diante da titulação usada pela população e da fraternidade existente entre as cidades que compõem a mesorregião da Zona da Mata da Paraíba, “apresenta-se este instrumento legislativo que objetiva formalizar o reconhecimento popular há muito existente e, sobretudo, promover ações estratégicas de fomento ao turismo utilizando-se a expressão – Rainha do Vale – na divulgação de todo o seu potencial”.