destaquePolítica

Federal mira Brasken por indícios de vários crimes

A Braskem entrou na mira de investigação da Polícia Federal, que deflagrou agora há pouco uma operação que visa apurar possíveis crimes cometidos pela empresa que explora uma mina de sal-gema em Maceió.

Ao menos 60 policiais cumprem 14 mandados de busca e apreensão, sendo 11 em Maceió-AL. A investigação se estendem, ainda, aos estados do Rio de Janeiro e Aracaju. A ação foi autorizada pela Justiça Federal de Alagoas.

Estão sendo apurados, entre outras coisas, indícios de que as atividades de mineração desenvolvidas no local não seguiram os parâmetros de segurança prevista pela legislação em vigor.

Foram identificados, também, indícios de apresentação de dados falsos e omissão de informações relevantes aos órgãos públicos responsáveis pela fiscalização da atividade.

Assim, a empresa teria conseguido autorização para manter os trabalhos na região, mesmo após detectar problemas de estabilidade das cavidades de sal e sinais de subsidência do solo acima das minas.

Os investigados poderão responder pelos crimes de poluição qualificada, usurpação de recursos da União, apresentação de estudos ambientais falsos ou enganosos, inclusive por omissão, entre outros delitos. Os mandados foram cumpridos na sede da Brasken e no bairro do Pontal da Barra.

A operação da Polícia Federal foi batizada de “Lágrimas de Sal“.

Redação – Foto: Reprodução

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo