Mundo

EUA devem liberar 3 crianças brasileiras de abrigos

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta segunda-feira (25) que há três crianças brasileiras detidas em abrigos nos Estados Unidos para as quais há a “expectativa” de que “sejam liberadas nos próximos dias para ficarem com parentes”.

Em respeito à privacidade dessas crianças, o ministério não deu maiores detalhes sobre quem elas são, nem como pode se dar a liberação.

Na quarta-feira (20) foi informado que havia 49 crianças brasileiras em abrigos nos Estados Unidos, depois de terem sido separadas dos pais na fronteira devido à política de “tolerância zero” do governo americano com imigrantes que entraram ilegalmente no país. O Itamaraty não informou se o número permanece inalterado ou se houve novas liberações ou detenções desde então.

A chancelaria brasileira enviou carta ao embaixador americano em Brasília na última semana para consultar como se dariam as liberações e alertando para as “reações de inconformidade e angústia por parte do governo e da sociedade civil brasileira, que expressam sua solidariedade às famílias que se encontram neste momento passando por essa dor incontornável”.

Levantou ainda o temor de que os detidos, por serem jovens, “estejam sofrendo trauma psicológico que poderá deixar sequelas graves ao longo de todas as suas vidas” e pediu que “predomine a visão de solidariedade e generosidade que historicamente permeou os caminhos traçados pelo povo e pelos governantes norte-americanos em relação à matéria”.

G1

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo