Em pronunciamento durante a sessão da Primeira Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça, o desembargador José Ricardo Porto (foto) enalteceu a luta empreendida pelo jogador Vinícius Júnior, da Seleção Brasileira e jogador do Real Madrid.
O magistrado disse “basta de racismo”, cuja frase repercutiu entre os colegas da Câmara Cível presentes a sessão a exemplo da desembargadora Fátima Maranhão, o juiz Alexandre Targino, o procurador de Justiça Herbert Targino e a servidora Clemens Montenegro, assessora do colegiado.
A declaração do jogador Vinícius Júnior chocou o desembargador paraibano, quando afirmou se sentir desmotivado: “Cada vez estou mais triste, tenho menos vontade de jogar. Mas vou seguir lutando”.
Ao analisar as declarações, o desembargador José Ricardo Porto comentou: “Essa situação infelizmente ainda perdura e para estarrecimento geral está se avolumando. O mundo precisa de solidariedade, o mundo precisa de generosidade. Basta de racismo. Toda e qualquer forma de racismo, de descriminação, é perniciosa, é deletéria, é asquerosa”, falou.
A desembargadora Fátima Maranhão destacou a fala do colega. “É importante Vossa Excelência trazer essa bandeira global em favor da solidariedade humana, da igualdade entre as pessoas, contra o racismo e contra qualquer outra forma de descriminação”, frisou.
O juiz Alexandre Targino também repercutiu o gesto do desembargador José Ricardo: “Me acosto integralmente às palavras do desembargador José Ricardo Porto nessa menção que fez a Vinícius Júnior e a luta contra o racismo”.