Lei de Camila é movimento da desembargadora Fátima
Um movimento da desembargadora Fátima Bezerra Maranhão, enquanto presidente da Justiça Eleitoral da Paraíba, cresce a partir de uma lei que institui a “Semana de Incentivo à Participação da Mulher no Processo Eleitoral”, uma iniciativa da deputada estadual Camila Toscano (PSDB).
Mesmo não reconhecendo o esforço da magistrada a despeito do tema, Camila disse que “a presença das mulheres nos espaços do poder, propondo iniciativa legislativas, inovando na leitura e interpretação das leis já existentes, se posicionando de modo criativo, crítico e inovador, assim como definindo e elaborando novas normas, que levem em conta a leitura das mulheres sobre os fatos contemporâneos que afetam a todos nós, precisa ser estimulada, disseminada e reforçada”, justificou a parlamentar.
Os poderes públicos é que ficarão com a responsabilidade de promover campanhas informativas, pesquisas aprofundadas e outras atividades para ampliar a participação da mulher no processo eleitoral. A “Semana” passa a integrar o calendário oficial dos eventos estaduais.
A única falha da parlamentar foi não ter lembrado do movimento liderado pela desembargadora Fátima Bezerra em defesa da participação de mais mulheres em campanhas eleitorais, também ocupando os diversos cargos das atividades públicas.
Blog de Marcone Ferreira