PIB da Paraíba vai crescer mais que do Brasil e do NE
Projeção feita pelo Banco do Brasil coloca a Paraíba numa posição de vanguarda, ao justificar que o estado deverá ter o maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).
O crescimento está estimado em 4,7%, à frente de estado como Tocantins (4,1%), Amapá (3,9%), Distrito Federal (3,6%), Roraima (3,2%), Acre (3,1%), Amazonas (2,8%) e São Paulo (2,7%).
A Paraíba apresentou taxas superiores às médias do Brasil e da Região Nordeste, cuja base tem como referência o PIB de Serviços, que concentra a maior força da economia, que inclui comércio e administração pública.
E as projeções para a Paraíba deixam qualquer um animado, tendo em vista estar previsto um crescimento de 4,5% este ano, enquanto a média do Brasil será de 2,4% e a do Nordeste 2,6%.
A Paraíba terá uma média no PIB da Indústria com expansão de 5,9%, maior que a do Brasil e do Nordeste, empatados com 3,2%. No PIB Agropecuário, o setor paraibano terá a maior taxa de crescimento (7,6%), enquanto o Brasil (-2,3%) e o Nordeste (-2,9), ambos com projeção em queda.
O governador João Azevêdo comemorou os números pelas redes sociais. “Mais uma boa notícia, que é resultado do trabalho de uma gestão eficiente que faz da Paraíba um lugar cada vez melhor para investir e se viver”, escreveu.
Blog de Marcone Ferreira