O deputado Chico Mendes (PSB; foto) conseguiu sua primeira vitória sobre o grupo político do prefeito José Aldemir (PP), condenado agora há pouco pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por propaganda negativa contra o parlamentar e pré-candidato à sucessão em Cajazeiras.
Em janeiro deste ano, José Aldemir usou os microfones de uma emissora de rádio do município para criticar o deputado, também líder da bancada do governo na Assembleia Legislativa. O prefeito atribui em sua fala que as bancas do jogo do bicho no município eram de propriedade de Mendes.
Achou pouco e ainda o xingo-o de “analfabeto”, “delinquente”, “réu confesso” e “sonegar”. Em primeira instância, a denúncia de Chico Mendes foi negada e ele recorreu ao TRE, que julgou pela procedência da ação e Aldemir acabou condenado a pagar R$ 20 mil.
Relatora do processo, a juíza Maria Cristina Paiva Santiago reconheceu a prática de propaganda eleitoral negativa. De acordo com ela, “as declarações o desqualificam (Chico Mendes), maculando sua imagem e honra“.