A Stratus Aeronaves apresenta o mais moderno balizamento de aeroportos, uma empresa genuinamente paraibana instalada em Campina Grande, especialista na área, prestes a incorporar outro componente: o lançamento de uma aeronave própria.
Mais detalhes tecnologia empregada no projeto você segue com a leitura abaixo, conforma matéria veiculada no portal Polêmica Paraíba, assinada pela jornalista Vitor Azevêdo:
Uma empresa paraibana está se transformando em uma das principais novidades do ramo aeronáutico brasileiro. A Stratus Aeronaves, da cidade de Campina Grande é especialista em balizamentos de aeroportos e pretende lançar uma aeronave própria no futuro.
Em conversa com o Diretor da Stratus, Juan Pinheiro, descobrimos um pouco mais sobre a fundação da empresa e qual é o ramo de atuação da Stratus.
“Eu comecei a pilotar avião por hobby. Sou piloto de avião e helicóptero e daí surgiu a oportunidade de investir na indústria aeronáutica com a montagem da primeira fábrica de aviões em Campina Grande. A fábrica está com 9 anos de existência e logo após a montagem da sua primeira aeronave em 2017, a empresa decidiu projetar e criar sua própria aeronave, para não mais depender de peças vindas de outros países, assim decidimos fabricar uma aeronave 100% paraibana. É um projeto ousado, construído a várias mãos com parcerias firmadas com importantes centros de pesquisas aeronáuticas no Brasil e agora estamos concluindo o protótipo real dessa aeronave; enquanto isso, até para garantir o financiamento de tão dispendiosos investimento, a Stratus Aeronaves buscou outros nichos da indústria aeronáutica e estamos trabalhando com sinalização de aeroportos, focando nosso trabalho na instalação de sistemas de balizamentos, que é a iluminação necessária para a utilização dos aeroportos à noite”.
Gustavo Lima
Além de já ter sido responsável por fazer o balizamento de grandes projetos, como o primeiro condomínio aeronáutico do país, Condomínio Costa Esmeralda – Porto Belo Santa Catarina, e vários projetos de aeródromos e aeroportos por todo o Brasil, a Stratus finalizou recentemente mais dois grandes projetos de balizamento.
O primeiro foi o Aeroporto privado do cantor Gusttavo Lima, que fica na sua fazenda, no estado do Goiás, e também o Aeroporto Municipal de Alegrete no Rio Grande do Sul, que contou com a presença, nesta semana, do Governador Eduardo Leite em sua inauguração.
Reforma em Alegreto-RS
O empresário Juan Pinheiro afirma que entrar no mercado nacional não foi tarefa fácil e que precisou de muito esforço para vencer um certo preconceito por ser paraibano, por ser nordestino, uma vez que na nossa região não possui tradição nestes segmentos.
Primeiro condomínio
“O balizamento no Aeroporto Municipal de Alegrete veio após uma forte disputa contra grandes empresas de todo o Brasil. Atualmente temos mais de 50 projetos de aeroportos por todo o país; como o da Fazenda Balada do cantor Gustavo Lima, que é um projeto muito conhecido no meio aeronáutico e termos vencido essa disputa é também motivo de muito orgulho para todos nós paraibanos. Nós não temos uma cultura regional nessa área de aviação, tanto que eu comecei tudo através do meu hobby pela aviação, a partir disso começamos a ter uma visão voltada ao empreendedorismo, participando de eventos internacionais, a exemplo da Europa e os Estados Unidos, buscando tecnologias qualificadas. Graças ao sucesso em tantos projetos e ao trabalho da equipe da Stratus Aeronaves, nosso trabalho hoje é reconhecido e nossos serviços são indicados por vários clientes, fazendo do nosso trabalho uma referência na área de balizamento”.
Aeronave esportiva
Sobre desenvolver uma aeronave do “zero”, nas palavras de Juan Pinheiro, encontramos uma ousada missão, com muita pesquisa, ensaios, desenvolvimento de engenharia especializada e hoje, vendo a concretização do nosso protótipo, sentimos mais de perto essa grande realização.
Atualmente estamos desenvolvendo ações com parceiros internacionais para muito em breve estarmos fazendo o lançamento comercial desta aeronave, não só para o mercado do Brasil, mas também na Europa e Estados Unidos e América Latina. Um projeto de longo prazo, que está se tornando realidade, comenta Juan Pinheiro.
“O projeto para fabricar uma aeronave é algo muito complexo e que demanda bastante tempo, pois ninguém fabrica uma aeronave de um dia para noite, nem as grandes empresas. Podemos citar o exemplo da Embraer, que quando apresenta um novo projeto de aeronave, passa de 6 à 8 anos para o seu real lançamento no mercado. Nós estamos ha mais de 6 anos nesse projeto, contratando engenharia própria, fazendo parcerias com Universidades de todo o país, e agora chegando a fase final de montagem do protótipo bem como buscando a sua homologação legal junto a ANAC, esperamos muito em breve, estar convidando a todos para seu voo inaugural. “