A primeira avaliação do Índice de Progresso Social do Brasil – IPS Brasil foi divulgada no último mês de julho e revela os índices completos da realidade socioambiental de todos os 5.570 municípios brasileiros. A pesquisa afere a qualidade de vida dessas populações a partir de 53 indicadores chamados de secundários.
Para se compreender a metodologia da pesquisa, é necessário que se entenda como estão distribuídos os indicadores secundários: Nutrição e Cuidados Médicos Básicos; Água e Saneamento; Moradia; Segurança Pessoal; Acesso ao Conhecimento Básico; Acesso à Informação e Comunicação; Saúde e Bem-Estar; Qualidade do Meio Ambiente; Direitos Individuais; Liberdades Individuais e de Escolhas; Inclusão Social e Acesso à Educação Superior.
Na Paraíba, a cidade de Bayeux Foi a mais bem avaliada dentre os critérios abordados na pesquisa, tais como: áreas verdes urbanas; emissões de CO2 por habitante; focos de calor, índice de vulnerabilidade climática dos municípios; e supressão da vegetação primária e secundária.
“É um indicador bastante positivo para nossa cidade o que nos traz felicidade e orgulho. Desde que assumimos o mandato como prefeita iniciamos ações importantes voltadas para o meio ambiente como o projeto “Jogue Limpo com o Mangue”, além de inúmeras ações de fortalecimento da secretaria do meio ambiente e das políticas públicas de sustentabilidade a qual também foi premiada recentemente por outro instituto nacional”, destacou a prefeita Luciene Gomes.
Veja a lista das 10 melhores cidades da Paraíba em Qualidade do Meio Ambiente:
1º Bayeux (76,80 de pontuação em Qualidade do Meio Ambiente) 2º Santa Rita (75,01) 3º Coremas (72,71) 4º Campina Grande (72,53) 5º Cabedelo (72,51) 6º Conde (71,94) 7º Cabaceiras (71,91) 8º João Pessoa (71,86) 9º Pedras de Fogo (71,85) 10º Serra Branca (71,56)