destaque

Zé ajuda aprovar projeto dos agentes de saúde

Em discurso do plenário nesta quarta-feira (11), o senador José Maranhão (MDB) manifestou apoio aos agentes comunitários de saúde, saindo em defesa do projeto que aumenta o piso salarial e regulamenta o trabalho da categoria profissional. O projeto foi aprovado e agora segue para a sanção presidencial.

“Sempre estivemos ao lado dos agentes comunitários porque nós sabemos a sua importância, não somente quanto aos cuidados médicos, mas, sobretudo, sua importância para a saúde pública neste país”, disse.

Lembrou também que “o primeiro modelo assemelhado a esse do Brasil, de agente comunitário, surgiu na China Revolucionária de Mao Tse Tung, que no começo do governo, verificou que o país, que tinha condições sanitárias péssimas, precisava de alguém que, vivendo nas comunidades, sabendo os seus problemas e limitações, pudesse orientar a população a aplicar soluções adequadas”.

E, conforme Maranhão, “funcionou muito bem. De repente, em alguns anos, a China, com seus agentes comunitários, eram lá conhecidos como ‘médicos de pés descalços’, porque eram pessoas humildades que faziam esse trabalho”.

Por fim, “meus parabéns aos agentes, e também ao Senado, ao poder da República que tem a responsabilidade de garantir a unidade da legislação, da consciência política em votar favoravelmente a esta medida”.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo