destaquedestaque 3Política

Laryssa garantiu dois prêmios para a gestão de Bruno

Agora candidata

Laryssa Mayara Alves de Almeida nasceu em Campina Grande, no Hospital Dr. Edgley, no Bairro José Pinheiro. Passou a sua infância no Bairro do Quarenta e a sua adolescência no Bairro Santa Cruz. A sua mãe é Kátia, professora do ensino fundamental, e o seu pai Luciano (in memoriam) era comerciante. Neta de Dona Zefinha e Waldemar (in memoriam) por parte de mãe e  Seu Adauto e  Dona Bezinha (in memoriam ambos) por parte de pai.

Estudou na Escola ABCdário, Escola Fundamental Roberto Simonsen, Educandário Crianças do Brasil e Colégio Cacildiva. Desde pequena sonhava em ser advogada e entrar para a política. Apesar das dificuldades, com apenas 17 anos, passou no vestibular da Universidade Estadual Paraíba para o curso de Direito. Desde o primeiro período do curso se dedicou à pesquisa, à extensão e ao movimento estudantil, sendo presidente do Centro Acadêmico de forma interina e tesoureira. Já na graduação inovou ao fundar a Revista A Barriguda, com produção científica, ISSN, DOI e Qualis B2, bem como, com pegada cultural, entrevistando várias personalidades como Ariano Suassuna, Geraldo Azevedo, Jessier Quirino, poetas e muitos juristas, o que lhe possibilitou se tornar jornalista com registro em carteira profissional.

Além disso, Laryssa integrou os quadros da Ordem de Advogados do Brasil, Seccional Paraíba, desde o Núcleo de Apoio ao Estagiário (ENA), realizou estágio no escritório de Félix Araújo Advocacia e na Procuradoria da Prefeitura Municipal de Campina Grande. Após passar na primeira tentativa no exame da OAB/PB tornou-se advogada, ingressou na Comissão da Jovem Advocacia, foi Diretora-Geral da Escola Superior da Advocacia (ESA) de Campina Grande e Diretora de Interiorização da ESA/PB. Em 2018 finalizou o mestrado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em Direito Econômico e no mesmo ano foi eleita a Diretora Tesoureira mais jovem da OAB/PB, desempenhando um papel destaque dos 2 anos de mandato.

Além do projeto “OAB sem Papel” que teve por objetivo digitalizar as atividades da OAB/PB, Laryssa reduziu em torno de 30% a inadimplência da instituição e articulou o repasse de R$3.400.000,00 (três milhões e quatrocentos mil reais) do Conselho Federal da OAB para a OAB/PB. Um grande feito, reconhecido em reunião deliberativa do Conselho Federal e que viabilizou a compra do terreno para a construção da Cidade da Advocacia.

Em 2020, foi convidada para compor a Comissão de Transição da gestão Bruno Cunha Lima, tornado-se Secretária de Ciência e Tecnologia (SECTI) a partir de janeiro de 2021. Com uma equipe enxuta, Laryssa fez uma verdadeira revolução. Como filha e apaixonada por Campina Grande, não poderia perder a chance de fazer a diferença. Nos primeiros anos à frente da SECTI apresentou o projeto luminotécnico para substituição das lâmpadas convencionais pelas lâmpadas de LED no Edital da Eletrobrás. Resultado: quase R$4 milhões destinados à Campina Grande para economizar custos com iluminação pública e garantir maior sensação de segurança aos habitantes e transeuntes em mais 69 ruas da cidade.

À frente da SECTI promoveu a inclusão digital com o projeto Lan Houses Sociais. Iniciativa reconhecida, em âmbito sul-americano, com o Prêmio Internacional Inova Cidades 2024 do Instituto Smart City Business America. Além disso, através do programa Campina Conectada a SECTI expandiu o acesso à internet pública em praças e locais estratégicos da cidade em parceria com a Rede Nacional de Pesquisa (RPN) e a empresa Proxxima, sendo eles: Praça da Bandeira, Praça Clementino Procópio e Parque da Criança. Ademais, através da mesma parceria, foi conseguido internet para as transmissões dos jogos e finais da Copa Campina Grande de Futebol Amador. 

Através do empenho e articulação de Laryssa em Brasília, a Prefeitura de Campina Grande, através da SECTI fechou parceria com o Governo Federal para criação do “Impulse Campina Powered by InovAtiva” , que proporcionou a formação gratuita para 70 startups nas três edições, em 2022, 2023 e 2024. Ressalte-se que uma das startups que participaram do programa está entre as Top 100 no Prêmio SEBRAE Startups, concorrendo com mais de 3mil participantes.

Em 2022, pelo destacado trabalho realizado pela SECTI, Laryssa assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE). O primeiro desafio a ser ultrapassado foi tornar o Natal Iluminado um grande evento. E, para Laryssa, missão dada é missão cumprida! O Natal Iluminado de 2022 entrou no vídeo institucional da Embratur, empresa pública que divulga o Brasil em âmbito internacional, foi aclamada na Câmara de Vereadores de Campina Grande com Moção de Aplausos. Outro reconhecimento veio da Assembleia Legislativa da Paraíba, em 08 de março de 2023, a Lei Estadual nº 12.577/2023, incluindo no Calendário Turístico e Cultural da Paraíba o Natal Iluminado e, já agora em 2024, o evento foi reconhecido como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial da Paraíba, através da Lei Estadual nº 13.305. Aferido por meio de pesquisa, 98,2% das pessoas que frequentaram o Natal Iluminado 2022 aprovaram a decoração e a estrutura, bem como, 92% dos entrevistados disseram que ações como o investimento no Natal Iluminado por parte da prefeitura são importantes. 

Em 2023, Laryssa comandou o Maior São João do Mundo e mais um prêmio foi destinado à ação dessa jovem apaixonada por Campina Grande. Pelo modelo implementado, o SEBRAE garantiu à Campina Grande o prêmio “Prefeitura Empreendedoras”, fechando com chave de ouro a sua participação à frente dos grandes eventos da cidade. 

Não é à toa que Laryssa foi eleita pelo voto dos internautas por três vezes a melhor secretária. Além dos feitos, prêmios e reconhecimento da população, mais incentivos à cultura aos eventos locais permearam toda a sua trajetória, a exemplo do Festival de Inverno e ao Carnaval Tradição que receberam mais recursos do que os outros anos. 

Saiba mais no instagram @laryssaalmeidacg

 

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo