Nesta sexta-feira (8/11), a Polícia Federal deflagou a operação batizada de “Conexão Violeta”, com o objetivo de combater uma rede de tráficos de drogas interestadual, envolvendo transporte de entorpecentes via aeroportos brasileiros.
Durante a ação, os federais cumpriram mandados de prisão preventiva e busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Norte, Goiás e Paraná, em que grupos criminosos atuavam na distribuição de drogas na região Nordeste, particularmente na Paraíba.
As investigações tiveram início em 7 de agosto de 2024, quando uma mulher foi presa em flagrante ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa, vinda de Curitiba, no Paraná, transportando 26,24 kg de Skank, droga conhecida por seu elevado teor de THC.
As apurações revelaram uma rede criminosa estruturada, que incluía financiamento de passagens e despesas operacionais, pagos por meio de transferências eletrônicas.
Os investigados são suspeitos de atuarem em conjunto para o transporte, venda e distribuição do entorpecente, com a participação de financiadores, transportadores e compradores.
Caso denunciados, os investigados responderão pelo crime de tráfico de drogas interestadual, cuja pena pode chegar a 25 anos de reclusão e multa.
Redação