Projeto: Rússia defende a não compra de cigarro
O combate ao tabagismo, que envolve a comunidade médica e autoridades de saúde em todo o planeta, está prestes a receber um impulso gigantesco no maior país do mundo.
Está para nascer na Rússia a primeira geração livre de fumaça. Os deputados discutem um dos maiores projetos antitabagismo do mundo.
Qualquer pessoa nascida depois da aprovação da lei não poderia mais comprar cigarros. Um banimento que continuaria mesmo depois de atingirem a maioridade. Os atuais fumantes ganhariam um passe.
De cada três russos, pelo menos um é fumante. O governo estima que o cigarro mate até 400 mil pessoas por ano. O presidente russo quer mudar a imagem da população.
Vladimir Putin passa longe do cigarro e já repreendeu em público ministros que fumavam. O governo Putin também apagou alguns velhos hábitos no país.
Desde 2014, a lei proíbe fumar em lugares fechados. Outra medida importante foi o estabelecimento de um preço mínimo: os fumantes pagavam só o equivalente a US$ 1 por pacote e agora gastam em torno de US$ 2.
G1