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Modernização do Porto de Cabedelo impulsiona a cabotagem

A Paraíba no mapa da logística sustentável

*Por Laryssa Almeida

Nesta segunda-feira, 05/05, tive a oportunidade de acompanhar  a inauguração da nova estrutura do Porto de Cabedelo, um marco não apenas para a logística da Paraíba, mas para o futuro das cadeias produtivas do Nordeste. Em um momento em que se discute a reindustrialização do Brasil, a ampliação do nosso principal equipamento portuário, representa mais do que uma obra de infraestrutura — é a transformação do equipamento em um hub de cabotagem de contêineres e referência em sustentabilidade portuária.

A cabotagem de contêineres é um tipo de transporte que utiliza navios para levar mercadorias de um porto para outro dentro do próprio país, alternativa cada vez mais valorizada por sua eficiência, custo competitivo e menor impacto ambiental em comparação com o transporte rodoviário. Com a elevação do calado de 9 para 11 metros, apto a receber navios de até 55 mil toneladas e os quatro pátios, agora, capazes de armazenar 4 mil contêineres estáticos, o Porto de Cabedelo se posiciona, definitivamente, como a porta de entrada e saída mais preparada para o comércio interregional, abrindo novas possibilidades para a exportação de produtos paraibanos e a atração de investimentos.

De acordo com o Presidente da Companhia Docas, Ricardo Barbosa, a meta é dobrar o movimento no porto, atualmente são entre 9 a 13 embarcações por mês. Com os investimentos na cabotagem de contêineres espera-se chegar a 25 a 30 navios/mês.

A ampliação do Porto de Cabedelo também se insere em um contexto mais amplo de fortalecimento da cabotagem no Brasil. Desde a sanção da Lei nº 14.301/2022, conhecida como Lei BR do Mar, o país vem consolidando um novo marco regulatório para estimular o transporte marítimo de cargas entre portos nacionais. A legislação flexibilizou o afretamento de embarcações, reduziu barreiras burocráticas e criou incentivos para o aumento da frota e da competitividade no setor, com o objetivo de diminuir custos logísticos e ampliar a participação da cabotagem na matriz de transporte brasileira — historicamente concentrada no modal rodoviário.

Durante a cerimônia de inauguração, o tema foi destaque  entre as autoridades presentes. Governador, ministro e representantes da Câmara Federal apontaram a cabotagem como caminho estratégico para a reindustrialização e a interiorização do desenvolvimento. A nova estrutura do Porto de Cabedelo está apta a operar com maior calado e maior capacidade de armazenamento.

A partir de agora, a Paraíba inicia uma nova fase da logística nacional, alinhando-se às diretrizes da BR do Mar e tornando-se um elo fundamental entre as regiões produtoras e os grandes centros de consumo. Como ressaltou o Diretor-Geral da ANTAQ, Caio Farias, “a cabotagem de contêineres já cresceu 17% no porto, impulsionada pela requalificação de armazéns e pátios”.

Localizado no ponto mais oriental da costa brasileira, o Porto de Cabedelo também ganha destaque geopolítico. Sua posição estratégica pode acelerar fluxos logísticos e reduzir tempos de trânsito para operações entre o Norte/Nordeste e o Sudeste, consolidando-se como um nó logístico fundamental em uma malha nacional em transformação.

A modernização posiciona Cabedelo como alternativa viável para descongestionar portos do Sudeste, atraindo cargas de alto valor agregado. Às vésperas de completar 90 anos, o Porto de Cabedelo reafirma seu protagonismo, não como vestígio do passado, mas como pilar de um futuro mais inovador, sustentável e competitivo para a Paraíba.

*Laryssa Almeida é jornalista, advogada, mestre em Direito Econômico pela UFPB, doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade de Salamanca na Espanha. Ex-Secretária de Ciência Tecnologia e Inovação e de Desenvolvimento Econômico do Município de Campina Grande. Atualmente, Laryssa é Assessora Especial da CINEP, responsável pelo escritório de representação da companhia em Campina Grande.

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