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João Pessoa será referência na prestação de serviços cemiteriais no Norte Nordeste

Problemas com esse setor se arrastam há décadas e novo modelo estará na vanguarda

Os problemas nos cemitérios públicos de João Pessoa se arrastam ha décadas.
Insegurança, falta de acessibilidade e estrutura distanciam as famílias dos cemitérios públicos de João Pessoa, fazendo-as recorrer, quando há viabilidade financeira, aos cemitérios privados.
Com o novo modelo, a Prefeitura Municipal de João Pessoa estará na vanguarda e mais uma vez sob a liderança dos prefeito Cícero Lucena. Acostumado em eficientizar os serviços públicos, a exemplo dos lixões, será mais um marco histórico para o gestor na Capital Paraibana.
Os 10 principais benefícios com o novo modelo são:
1. Estruturais
Com a recuperação dos cemitérios, os serviços serão de fato prestados, a exemplo de velório e cremação.
2. Disponibilidade de vagas
Uma das primeiras medidas a serem tomadas é a abertura de novas vagas nos cemitérios, com a verticalizacao das covas rotativas.
Fora isso, há a previsão da construção do sexto cemitério.
3. Acessibilidade
Atualmente as necrópoles não possuem vias acessível, tendo muitas vezes a necessidade dos visitantes de passarem por cima de outros túmulos para chegarem onde desejam. De fato, os cemitérios serão necropoles, com vias abertas e acessíveis a todos.
4. Não haverá aumento de preços
Os serviços serão prestados com os mesmos valores cobrados desde 2023. Não há previsão de aumento dos preços.
5. Meio ambiente
A concessionária apresentará um Plano de Controle Ambiental dos cemitérios existentes e os estudos exigidos em lei para construção do cemitério novo. Isso nunca foi feito na cidade de João Pessoa.
7. Reforma nas capelas  e espaços ecumênicos
As necropoles serão lugares onde a espiritualidade será exercida nas suas mais variadas formas com a recuperação das capelas e espaços ecumênicos.
8. Segurança
Câmaras de segurança e reforço com a segurança privada, irão impedir episódios de vandalismo.
9. Serviço ao consumidor
Os serviços prestados nas necropoles serão mais acessíveis, com atendimento on-line e presidencial. Fora isso, será implantado uma ouvidoria para que o consumidor possa exercer o seu direito de reclamar, quando achar pertinente.
10. Digitalização de processos

Atualmente os processos e banco de documentos são físicos. Com a concessão todos os processos e documentos será digitalizados, garantindo maior transparência e segurança as informações.

Conforme apurado por esta redação, a licitação para a escolha da concessionária deve ocorrer ainda neste mês de maio.

Redação

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