433 anos: Avanços históricos na habitação de João Pessoa
João Pessoa chega aos 433 anos como uma ‘quatrocentona’ muito charmosa e amada pelos pessoenses. Um sentimento de orgulho de quem vive em uma cidade cheia de belezas – a orla exuberante, livre de espigões, o Centro Histórico restaurado e com seu rico sítio arqueológico, além dos muitos espaços públicos – praças e avenidas esverdeadas pela ação da natureza. Características que resultam numa melhor qualidade de vida para as pessoas – a melhor Capital do Nordeste para se viver, segundo apontou a consultoria Macroplan. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) tem papel fundamental nessa condição, promovendo ações que resolvem gargalos históricos, entre os quais, o déficit habitacional.
Poliana Cristina Santos está inserida nesse contexto. Depois de dez anos morando de aluguel ela conseguiu realizar o sonho da casa própria em novembro de 2017. Ela está entre as 432 famílias beneficiadas com o Residencial Colinas de Gramame. “Eu recebi a chave de manhã, de tarde eu lavei e de noite eu já estava morando no meu apartamento”, conta orgulhosa. “Pelas minhas condições financeiras, apenas pelo meu trabalho como vendedora, eu não teria condições de comprar um apartamento. Mas, primeiramente Deus e segundo a Prefeitura, que me proporcionou a realização desse sonho”, completa.
O apartamento que Poliana mora junto com a filha, a pequena Mariana Fernandes Santos, de seis anos, tem aproximadamente 43 metros quadrados (m²), dividido em dois quartos, banheiro (adaptado em caso de necessidade para o beneficiário), cozinha, sala e área de serviço. Além de conforto o imóvel oferece tranquilidade e sossego, condições ideais para ela projetar o futuro com a filha. No mês de aniversário de João Pessoa, ela declara amor à cidade com entusiasmo e alegria, como se estivesse vivendo os melhores dias de sua vida.
Secom-JP